9209807576_a2332c496c_c

Fisl14: conheça um software online para ensinar programação a crianças

julho 4, 2013

*Texto publicado originalmente no Techtudo, portal de tecnologia da Globo.com. Veja aqui todos as matérias publicadas por mim no Techtudo.

Ensinar programação para crianças é um desafio, mas pode ser feito de uma forma simples e lúdica. Uma das maneiras é usar o Scratch, um software livre desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, com fins educacionais. O sistema foi apresentado pelo coordenador no Núcleo de Tecnologia Educacional de Cascavel (PR), Jocemar do Nascimento, em palestra no 14º Fórum Internacional Software Livre (Fisl14), que acontece até o próximo sábado (06) em Porto Alegre.

Scratch trabalha com um sistema de programação visual. Ele possui um de banco de “blocos” encaixáveis. Cada bloco executa funções bastante complexas, como movimentar um objeto ou reagir a um clique do mouse de acordo com uma pré-definição do usuário. O resultado é uma espécie de quebra-cabeças que gera linhas de comando coloridas e exibe o resultado da programação em tempo real em uma tela. Assim, os estudantes podem compreender como funciona a lógica de programação dos softwares convencionais e construir suas próprias aplicações. Além disso, o Scratch conta com diversos scripts prontos customizados com imagens de animais, bonecos e desenhos animados, o que torna o processo algo mais divertido para as crianças.

O programa permite a criação de histórias animadas, pequenos jogos, músicas e simuladores. Jocemar mostrou como exemplo, durante sua palestra, um jogo produzido para que os alunos pudessem praticar multiplicação. O jogador pode escolher qual sequência que ele prefere treinar e um personagem faz as perguntas. De acordo com o número de acertos, é possível passar de fase e, quando termina o jogo, o professor pode ter acesso a uma lista com as tabuadas que o aluno escolheu. Isso ajuda a entender em quais conteúdos os estudantes têm dificuldade ou facilidade. O jogo produzido pode ser acessado no site da plataforma.

O Scratch possibilita a crianças entender a lógica de programação de um jeito simples: encaixando blocos (Foto: Divulgação)

O Scratch possui uma versão online e outra offline. Segundo Jocemar, crianças a partir de oito anos já conseguem atingir um bom nível de rendimento com o programa, que pode ser instalado gratuitamente em computadores com distribuições Linux.

 

Tags:, , ,