9203516170_bb50c7a49f_h

Fisl14 chega ao final após levar mais de 7 mil pessoas a Porto Alegre

julho 7, 2013

*Texto publicado originalmente no Techtudo, portal de tecnologia da Globo.com. Veja aqui todos as matérias publicadas por mim no Techtudo.

Fisl14 (14º Fórum Internacional Software Livre) chegou ao fim neste sábado (6) com números impressionantes: foram mais de 7 mil pessoas, cerca de 500 palestrantes e 600 horas de atividades, sendo 80 delas gratuitas e abertas ao público em geral. Tudo isso reunido em Porto Alegre (RS) para falar sobre software livre, liberdade de conhecimento e compartilhamento.

O evento, que é considerado um dos maiores da área na América Latina, teve entre seus principais convidados o sueco Tobias Andersson, um dos fundadores do Pirate Bay. Ao longo de quatro dias, a grade de programação reuniu 32 grupos de usuários de softwares livres e 98 caravanas de outros estados, sendo 7 internacionais e, do Macapá, a que veio de mais longe. Nas redes wireless e cabeada, o tráfego de dados também atingiu uma marca impressionante: mais 1.4 terabyte de dados.

Cicero exibe seu trabalho no 14º Fisl (Foto: Giordano Tronco/Techtudo) (Foto: Cicero exibe seu trabalho no 14º Fisl (Foto: Giordano Tronco/Techtudo))

Cicero exibe seu trabalho no 14º Fisl (Foto: Giordano Tronco/Techtudo)

Uma das palestras mais esperadas tratou de reconstrução facial forense com Software Livre, em que o especialista em modelagem 3D, Cícero Moraes, mostrou seu trabalho em parceria com museus e universidades. Ele reconstruiu a face de múmias e hominídeos a partir de fotografias dos crânios.

Na área de educação, tratou-se desde o ensino de programação para crianças, até novas formas de transmissão do conhecimento levando em conta a ideologia hacker. De acordo com os professores convidados, é importante repensar a estrutura do ambiente escolar, não restringindo os estudantes a horários pré-combinados e pensando mais na assimilação por parte do jovem do que no cumprimento de tarefas.

No ramo dos negócios, o Fisl14 apresentou uma série de atividades relacionadas ao empreendedorismo, entre elas o Projeto Acelerador, que reuniu empresários e investidores que trabalham com soluções livres.

Um dos destaques da feira de exposições foi a maior Bobina de Tesla do Brasil. A máquina gigante de raios chamou a atenção dos participantes. O aparelho demonstrava a possibilidade de transmissão de energia elétrica sem fios e representou o tema da Revolução Energética, tratado no evento. A exposição da impressora 3D Metamáquina também ganhou a simpatia dos visitantes. O aparelho é um hardware livre de baixo custo que produz objetos em plástico com base em modelos virtuais.

As críticas ao Facebook também se fizeram presentes. O fundador do movimento Software Livre, Richardo Stallman, afirmou em palestra que a empresa é uma das que mais violam a privacidade dos usuários. O professor em Computação da Universidade de Brasília, Pedro Rezende, também teceu críticas às ações de monitoramento do governo dos Estados Unidos, que vigiam e controlam os dados de usuários de redes sociais, e-mail e telefones.

Tags:, , , ,