5367544714_b5f35485fa_o

Al Gore e Tim Berners-Lee ressaltam o poder da mobilização

janeiro 18, 2012

*Texto escrito originalmente para o blog oficial da Campus Party.

Não é uma ideia nova a de que pessoas juntas em prol de alguma mobilização política na internet possibilitam mudar as coisas. Mas quando o ex-vice presidente da maior potência econômica do mundo e o criador da web surgem unidos, falando e concordando sobre o assunto, este, sem dúvidas, é mais do que um momento de estímulo ao ativismo: é um marco da luta pela transparência na democracia.

 

Hoje, no Momento Telefônica da Campus Party Brasil, Gore e Lee manifestaram uma profunda preocupação quanto ao controle da internet, seja por empresas ou pelo próprio governo. É muito legal ver pessoas tão influentes em sintonia com o movimento que prega a neutralidade da rede, justo agora em um momento que ainda estamos sobre a ameaça de um projeto de lei que quer o contrário aqui no Brasil.

“A rede deve ser como uma folha em branco. Tanto o controle da rede como o monopólio são ruins na internet para pessoas inovadoras como vocês (campuseiros). Preocupo-me quando um grande site controla todo um segmento. Provavelmente as inovações sairão somente dos laboratórios desta empresa e isso não é bom”. Tim Berners-Lee.

Tim Berners Lee incitou todos nós à mobilização. “Se vocês notarem que estão sendo controlados por quem quer que seja, mexam-se! Vão às ruas, protestem, façam um blog sobre o assunto, juntem os amigos e façam algo. Vocês têm poder e devem ficar sempre em alerta!”. Já Al Gore enfatizava que “esta nova geração, usando a internet, pode empoderar indivíduos para fazer um futuro melhor”.

Ambos comentaram sobre o Wikileaks, e Tim salientou que não espera que ninguém faça algo ilegal ou que possa colocá-los em apuros, mas que a nossa manifestação pode modificar até situações mais locais, como enchentes, buracos nas ruas ou problemas do nosso bairro. Disse também que, se as pessoas cobrarem dos governos que disponibilizem os dados que já produzem contratando caros peritos para que todos tenham acesso, poderemos ter um panorama melhor sobre a situação do local onde vivemos e como podemos participar mais das decisões.

“A internet permite que a informação seja distribuída de maneira mais rápida, incomodando os governos. Mas isso não é de agora. A imprensa com as gravações em fita K7 também perturbaram muito. A questão é como lidar com isso. Existem países que gastam muito dinheiro tentando restringir as informações na internet”. Al Gore.

Talvez a maior contribuição desta edição da Campus Party seja a incitação à mobilização. Tanto através do Movimento #somethingbetter quanto da manifestação de personalidades e pela disponibilização dos dados públicos de forma legal, estamos sendo provocados a mudar o que não gostamos no mundo e ficar menos parados. Tim já proclamou: “Não precisa esperar por nós, você pode fazer o que quiser!”.

E você, já sabe como vai ajudar?

Fotos: Índice Foto

Tags:, ,